Joinville sedia 3º Encontro da Rede Catarinense de Centros de Inovação

Os gestores da Rede Catarinense de Centros de Inovação estarão reunidos em Joinville, no dia 1º de outubro, para participar do terceiro encontro da rede, que atualmente é formada por 15 centros de inovação, localizado em diferentes cidades e regiões de Santa Catarina.

 

O evento será realizado no Ágora Tech Park, que integra a rede e está localizado no Perini Business Park. “Será um momento único para explorar o ecossistema de Joinville, identificar as potencialidades do Ágora e compartilhar os desafios e aprendizados, para que possamos avançar de forma ágil e segura no processo de consolidação da inovação como em vetor de desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado”, destaca Ricardo Scaratti Fantinelli, coordenador de Inovação do Ágora.

 

Os centros de inovação são ambientes criados para promover e dar suporte ao empreendedorismo inovador, ajudando a criar e expandir negócios inovadores. Eles oferecem serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até o momento em que ele está pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Os Centros também buscam estimular a inserção da cultura de inovação nas empresas da sua região e conectar startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes.

 

A programação do encontro inicia às 8h e contempla momentos de trocas interpessoais – terreno fértil para criação de novas conexões e oportunidades para que ideias, parcerias e negócios possam florescer; e a apresentação dos atores do ecossistema e dos projetos estruturantes do Ágora. A abertura terá participação de Luciano José Buligon, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Fabio Zabot Holthausen, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina – Fapesc, representantes da Associação Catarinense de Tecnologia – Acate e de entidades de classe das áreas de inovação e tecnologia.

 

Durante a tarde serão realizadas rodas de conversa simultâneas, com quatro temas: Tríplice Hélice, Incubação/Startups, Smart Cities/Eficiência Urbana e Oficina de Editais. “Nossa expectativa é que o encontro permita que os gestores, além de trocarem informações sobre as práticas adotadas, identifiquem oportunidades de ações práticas que integrem ainda mais as ações entre centros; e também fortalecer o Ágora como ponto de encontro e catalizador de pessoas, ideias, negócios e projetos de inovação da nossa região”, ressalta Ricardo. O encontro encerra às 17h.

 

Estrutura de serviços e localização

Os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante.

Cidades com Centros de Inovação em operação: Blumenau, Caçador, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Videira. Em implantação: Brusque, Criciúma, Itajaí, São Bento do Sul e Tubarão.

 

Informações sobre o evento:

http://centrosdeinovacao.sc.gov.br

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email