Ecossistema de inovação de Joinville comemora expansão no Startup Summit 2021

O ecossistema de startups de Joinville esteve em peso no Startup Summit 2021, principal evento de empreendedorismo inovador do país, promovido pelo Sebrae e ACATE e realizado nos dias 14 e 15 de outubro em Florianópolis. Ao longo dos dois dias, startups, empresas e instituições de tecnologia e inovação da cidade participaram da feira de negócios e das plenárias, que apresentaram tendências, cases de sucesso, além de compartilhamento de experiências e conhecimento.

O evento, que marcou também a volta dos encontros presenciais de tecnologia, marca um momento de expansão do ecossistema de Joinville. Em pouco mais de um ano, startups de referência na região, como Asaas e Transfeera, receberam aportes de venture capital e ampliaram suas sedes, enquanto outras, como TiFlux, mantém um ritmo de crescimento acima dos 100%. A Neogrid, uma das maiores de TI da cidade, abriu capital na Bolsa e já investiu mais de R$ 80 milhões comprando startups. E há poucos meses, a Mercos anunciou um exit para o grupo Nuvini.

Na avaliação dos empreendedores que participaram do Startup Summit, 2022 será um ano de consolidação destas iniciativas – e de novos projetos. Um deles é o Join.vc, uma rede de investidores anjo lançada em setembro e que já conta com um fundo de R$ 2,5 milhões para apoiar startups locais.

“O evento mostrou a importância do presencial e a riqueza das conexões, algo que tínhamos perdido no ambiente online. Percebemos várias oportunidades criadas, seja pelas entidades como Softville e Join.valle, como pelos empreendedores, que vieram em bom número e isso mostra a evolução do nosso ambiente de tecnologia”, resume Fabiano Dell’Agnolo, diretor executivo do Join.valle e presidente da Softville.

“O ecossistema de Joinville está amadurecendo não apenas pela expansão das startups, mas pela integração e conexão entre vários players, como indústria, academia, setor público e privado. Estamos no início de uma caminhada que vai colocar a região cada vez mais em destaque no cenário nacional e internacional de tecnologia e inovação”, comenta Jean Vogel, diretor de Novos Negócios do parque tecnológico Ágora Tech Park, um dos patrocinadores do evento.

O Ágora também apresentou uma forte expansão neste ano: inaugurou seu segundo prédio (Mob) em março, que conta com um hub de inovação em saúde; além do Armazém Cloud, terceiro prédio do parque, o mais moderno datacenter com certificação TIER III do Sul do país. O Ágora também é sede da Softville Ágora, primeira incubadora da rede MIDITEC (gerenciada por Acate e Sebrae), inaugurada em janeiro deste ano.

“É um momento importantíssimo para o ecossistema de Joinville nutrir as conexões, promover novos eventos e também nos reciclarmos. Participar do Summit foi uma reenergização pessoal e profissional, foi muito bom ver cases da cidade participando de paineis, recebendo premiações, além de importantes motores como o Ágora Tech Park e a SST (Silva, Santana e Teston Advogados) como patrocinadores do evento, apoiando não só Joinville mas Santa Catarina nesse momento de expansão do setor”, ressalta Marcio Jacson, CEO da startup Tiflux e que ajudou a levar para Joinville uma turma anual do programa de capacitação Startup SC.

Redação SC Inova, scinova@scinova.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email