Ágora Tech Park é inaugurado em Joinville

Grupo Perini apresenta parque tecnológico em cerimônia marcada pela assinatura de Acordo de Cooperação com o Governo do Estado e passa a figurar na Rede de Centros de Inovação de Santa Catarina

Conexões, tecnologia e inovação que têm potencial extraordinário para gerar oportunidades. Com essa tônica, o Perini Business Park apresentou nesta quinta-feira (28/3) o parque tecnológico Ágora Tech Park e inaugurou seu prédio principal, o centro de inovação Ágora Hub.

Durante a cerimônia, que contou com a presença de mais de 600 convidados, Lucas Esmeraldino, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina, que representou no ato o governador do Estado, Carlos Moisés; em conjunto com os diretores do Perini Business Park e do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, além de representantes da Prefeitura, formalizaram o acordo de cooperação que define o centro de inovação Ágora Hub como Centro de Inovação de Joinville, compondo a rede dos Centros de Inovação do Estado.

Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, destaca que agora iniciam os projetos que vão gerar impacto real para a comunidade. Ele detalha como exemplo o Perini City Lab, projeto que vai transformar o ambiente físico do Perini Business Park em um laboratório de soluções para as cidades. “Trabalharemos para transformar o Perini, que hoje já é o maior parque empresarial multissetorial da América do Sul em um dos maiores Business & Innovation Parks do mundo”, afirma.

Outro documento formalizado durante o evento foi o Pacto Municipal pela Inovação de Joinville. Representantes de 43 entidades e empresas da cidade se comprometeram em atuar e contribuir com o fortalecimento deste ecossistema.

Ubaldo Cesar Balthazar, reitor da UFSC, comemora a parceria firmada entre o Perini, o Ágora Tech Park, a indústria, a universidade e o Estado brasileiro num projeto que gera oportunidades importantes para os estudantes e possibilita a pesquisa de ponta, a inovação tecnológica como resultado. “A palavra chave é parceria!”, reforça.

Fabio Bosch, CEO Global do Grupo Perini, enaltece a importância do projeto do Ágora pelo seu foco nas pessoas, que são o centro de tudo. “O Ágora é um espaço onde todos estão convidados para compartilhar ideias e trabalhar com paixão, pois esse é o caminho para o desenvolvimento de soluções inovativas”, confirma.

João Kepler, da Bossa Nova Investimentos, ressalta a pujança do Estado catarinense e sua evolução no segmento de tecnologia e empreendedorismo. “O Brasil precisa fomentar o desenvolvimento econômico do país por meio de startups. Se a sua empresa não cabe no celular ela vai ficar fora do mercado”, argumenta.

Josep Piqué, Presidente Executivo da La Salle Technova Barcelona, destaca que inovação é sinônimo de velocidade e que a inauguração do Ágora é uma festa da inovação, neste espaço onde o futuro será construído. “O Agora não está em qualquer lugar, está no Perini, ao lado de grandes corporações que trabalham em rede, com inteligência, pensam e investem na conexão deste ecossistema por todo o mundo”, valoriza.

Danilo Conti, secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Joinville, argumenta que novos modelos de negócios e novas tecnologias representam mudanças e colocam uma série de desafios para uma cidade como a nossa. “O ecossistema de Joinville é pujante e tem seu crescimento exponencial. Toda a comunidade de inovação de Joinville compactuou um plano de trabalho, o Pacto Municipal pela Inovação de Joinville. Convido todos que querem participar deste ecossistema para que se aproximem e contribuam com este processo”, afirma.

Udo Döhler, prefeito de Joinville, diz que a cidade vive um momento histórico, ímpar e afirma que o Ágora Tech Park é um templo da inovação, construído em um prazo surpreendente. “Este espaço vai derrubar muros, muros invisíveis, e permitirá que a academia e o setor público se aproximem do setor privado; é isso que as pessoas desejam”, argumenta.

Lucas Esmeraldino, secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, defende a inovação e o empreendedorismo como elo para geração de emprego, renda e desenvolvimento. Ele confirma que com o Ágora – que passa a fazer parte da rede dos Centros de Inovação de Santa Catarina – ao invés de construir o prédio, o Governo do Estado vai investir diretamente no ecossistema de inovação. “O Ágora Hub dá demonstrações claras de conexão celeridade e eficiência. Vamos nos unir para que Santa Catarina seja o estado mais inovador do Brasil e um dos mais inovadores do mundo”, finaliza.


Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email