Ágora.Start, um novo olhar ao empreendedorismo

Difundindo a cultura de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina

Apoiados em nosso propósito de conectar para inovar, entendemos que a colaboração entre diferentes setores da sociedade – dos pesquisadores aos empreendedores, das universidades às empresas – pode gerar importantes contribuições para o progresso econômico em suas diversas vertentes.  

Pensando nisso e para encorajar futuros empreendedores a darem o primeiro passo rumo aos novos desafios do mercado, lançamos o Ágora.Start. Uma iniciativa do Ágora Tech Park para estimular o empreendedorismo por meio de conexões entre empresas, estudantes, universidades e players do mercado de tecnologia e inovação, baseado em três pilares estruturantes: 

  1. Cultura de inovação e empreendedorismo 
  2. Colaboração e inteligência coletiva 
  3. Gestão de negócios 

A iniciativa traz o estímulo de empreender para transformar e contempla uma série de ações para auxiliar estudantes e futuros empreendedores, entre elas: 

Embaixadores Ágora 

Aproximação dos estudantes universitários ao Ágora Tech Park, com o objetivo de difundir a cultura da inovação e do empreendedorismo junto ao universo acadêmico.  

Os embaixadores são disseminadores da atuação, experiência e ações do Ágora, levando o tema da inovação para dentro da sala de aula, ao laboratório de pesquisa, aos grupos de amigos, família etc.  

Atualmente, são estudantes de graduação e mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também participam de outros projetos, sendo bolsistas, por exemplo, do Programa Nascer. Sua expansão pretende atingir também estudantes de outras universidades. 

Edital de Eventos Acadêmicos 

Edital que disponibilizará as instalações do Ágora Tech Park para a realização de 12 eventos por ano pela comunidade acadêmica, a partir de outubro de 2020. Dos projetos aprovados, 8 deles terão isenção de 100% e os outros 4 terão 50% de isenção dos custos de locação do nosso espaço.  

Edital Ágora.Start 01/2020, com todos os critérios a serem julgados na avaliação das submissões de projetos, pode ser conferido clicando aqui. 

Visitas Escolares 

Com o intuito da aproximação da comunidade escolar, a atração em visitas de turmas de ensino fundamental e ensino médio, faz o papel de abertura das portas do meio de inovação, tecnologia e empreendedorismo aos alunos dessa fase.  

As visitas serão quinzenais, e com roteiros apropriados de acordo com as séries visitantes, para que a aproximação com o meio seja de grande importância para os jovens. Os roteiros e agenda serão disponibilizados junto ao retorno presencial das aulas. 

Assim, o Ágora amplia seu papel de conector do ecossistema de inovação e cumpre sua missão social, apresentando oportunidades para todos, abrindo um novo horizonte de ideias aos alunos, professores e gestores da educação.  

Pré-Incubação 

Consiste na orientação, acompanhamento, suporte e capacitação para auxiliar novos empreendedores a colocarem suas ideias no papel e darem os primeiros passos em direção ao modelo de negócio, além de proporcionar apoio institucional e networking.  

Atualmente, a ação traz a operação local do Programa NaSCer, que acontece junto às cidades sede dos 15 Centros de Inovação de Santa Catarina, realizado pelo Governo do Estado, por meio da FAPESC e SEBRAE-SC, com metodologia TXM e operado pelo Cocreation Lab.  

O Programa está em seu primeiro ciclo (o edital para o segundo ciclo você pode conferir clicando aqui) e aequipes selecionadas em Joinville encontram-se pré-incubadas no Ágoratendo o suporte necessário ao desenvolvimento de suas ideias. No próximo mês iniciará sua mentoria capacitada, com grandenomes do mercado de tecnologia, inovação e negócios da região. 

São elas:  

  • 6pm (serviço de entrega de produtos em domicílio), com a mentoria de Altair Assumpção, Partner na Mindset Ventures.
  • BudFit (plataforma para profissionais de academias), com mentoria de Fernando Nunes, Cofundador e CMO da Transfeera. 
  • Coliga (marketplace para salas comerciais)com mentoria de Marcelo Hack, CEO do Grupo Perini.
     
  • Hollox (sistemas de VR para aplicação de manutenção industrial), com mentoria de Claudio Goldbach, CEO da Termica Solutions, e Diretor da ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).
     
  • Mesa34 (sistema de marketing digital), com mentoria de Giovani Zamboni, um dos fundadores da JETBOV, e atual Líder de Time para produtos NLP na TOTVS Labs.
  • Naficure (curativos de nanofibras), com mentoria de Renan Oliveira, Oftalmologista no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem e Presidente do comitê de inovação na Opty.
     
  • Omnibus (sistemas de transporte), com mentoria de Fabricio PetrassemIoT manager na Macnica DHW e CEO da SOMA.
     
  • Organa (tratamento de material orgânico), com mentoria de Wagner Silva, Gerente no Instituto Ânima e Líder Local no World Creativity Day.
     
  • Pedalise (serviços para ciclistas), com mentoria de Rafael Salomão, Gerente de inovação e sustentabilidade da Tigre.
     
  • Rede de Confiança (fomento de ecossistema de inovação), com mentoria de Marcelo Borba, Diretor Executivo do Inovaparq.
  • SOMA3 Engenharia (readequação de layout de empresas), com mentoria de José Rizzo, fundador e CEO da Pollux, além de presidente da ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial).
     

Grandes desafios requerem grandes transformações.  Com a iniciativa Ágora.Start e todas as suas ações, desejamos difundir a cultura de inovação e empreendedorismo em Santa Catarina a nossa conexão com escolas e universidades, para desenvolver cada vez mais jovens empreendedores na região e cultivar novas iniciativas em prol de um futuro melhor.  

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email