ABII realiza com sucesso o 10º Encontro Nacional da Indústria 4.0, em Joinville

Nos dias 11 e 12 de setembro, foi realizada a 10ª edição do Encontro Nacional da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial -, na sede do Ágora Tech Park, no Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América do Sul. Foram dois dias intensos de aprendizado e discussão sobre assuntos ligados às áreas de incentivo e de aceleração de uso de tecnologias da indústria 4.0.

O encontro teve como objetivo apresentar diferentes caminhos para o futuro da Internet Industrial, dividir conhecimentos entre os profissionais presentes e traçar estratégias para o crescimento da IIoT (Internet Industrial das Coisas) no Brasil, alguns dos principais propósitos da ABII.

De acordo com o Presidente da ABII, José Rizzo, o encontro foi um marco para a ABII, por conta da 10º edição ter sido realizada em Joinville, cidade natal da associação, além de ser o encontro com o maior número de participantes até o momento. Todos os participantes tiveram a chance de se relacionar com diversos profissionais especialistas da área da internet industrial.

Dentre os conteúdos e nomes de destaque do encontro, marcaram presença a gigante de tecnologia, Amazon; o Governo Federal com os Ministérios da Ciência, da Tecnologia, de Inovações e de Comunicações (MCTIC), da Economia e da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep).

A próxima edição do Encontro Nacional da ABII já tem data e local marcados. O 11ª encontro será realizado em novembro, na sede da Microsoft, em São Paulo.

Confira o resumo do evento:

Dinâmica – Boteco 4.0 – Os Bastidores da Jornada Digital das Indústrias Brasileiras
Realizada no primeiro dia do encontro, a apresentação contou com uma encenação teatral bem descontraída sobre as dificuldades encontradas pelos empresários que querem inserir seus negócios na transformação digital e implantação de tecnologias ligadas à IIoT e Indústria 4.0.

Palestra – “Financiamento para Manufatura Avançada – Finep Inovacred 4.0”
O tema abordou o funcionamento de uma linha especial de crédito para empresas, com taxas e prazos diferenciados, objetivando o financiamento da implantação de Planos Empresariais Estratégicos de Digitalização que utilizem, na linha de produção, tecnologias de manufatura avançada.

Palestra – Joinville – Como a cidade está se preparando para ser o maior case de Smart City da América Latina

O secretário de Planejamento Urbano e Sustentável de Joinville, Danilo Conti, apresentou sobre como a cidade está trabalhando para se tornar um exemplo de Smart City e referência no modelo na América Latina. Projetos para que a cidade se torne mais criativa, inteligente e humana.

Palestra – “IoT da terra ao céu”
Giovani Bassam, arquiteto de Soluções Parceria da Amazon, explicou aos participantes do encontro sobre o valor dos dados em uma conjuntura onde a transformação digital é a protagonista.

Palestra – “Lei Geral da Proteção de Dados”
O diretor da ABII, Luiz Jung, discorreu sobre as regras ditadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Foi demonstrado que o caminho a ser percorrido até a conformidade será longo e o que é preciso para as empresas estarem preparadas.

Apresentação de cases e Prêmio ABII 2019

Empresas associadas previamente inscritas e aprovadas tiveram a oportunidade de mostrar seus projetos de IIoT a todos os presentes. Foi também a oportunidade para falar sobre a segunda edição do Prêmio ABII, que vai premiar as melhores histórias de sucesso apresentadas nas edições 9 e 10, durante a 11ª edição do Encontro Nacional.

Os cases apresentados foram:

GoEPIK – Inspeção da produção com auxílio de realidade aumentada

Macnica – Sistema de Monitoramento e Diagnóstico para Usinas de Geração de Energia

Pepperl+Fuchs – Gerenciamento Inteligente de Resíduos com sensores Inteligentes

Pollux – Chocobot

Senior – Monitoramento de Silos com Internet of Things

Sensorville – Manutenção preditiva 4.0 – Tecnologias e cases de digitalização, redução de custos e eficiência operacional

Sessão de Matchmaking

Na tarde do primeiro dia, teve uma sessão de negócios, onde todos os participantes tiveram a oportunidade de se conectarem por meio de uma dinâmica. Após alguns minutos de apresentação e conversa, foi realizada a troca entre os interlocutores. Com um modelo que permite o máximo possível de contatos, o objetivo principal foi estabelecer o networking e a geração de oportunidades de soluções negócios entre associados e convidados.

Palestra – “Câmara Indústria 4.0: Desafios e Oportunidades para a Indústria 4.0 no Brasil”
Nesta apresentação, Eliana Emediato, Coordenadora Geral do Ministério da Ciência, Tecnologias, Inovações e Comunicações – MCTIC abordou o envolvimento e a atenção, dados pelo Governo Federal ao tema IIoT e Indústria 4.0, as ações do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) e da Câmara Indústria 4.0.

Trilhas temáticas

Vale ressaltar que as Trilhas Temáticas foram outro ponto importante do encontro. Os times formados por associados ABII e convidados, que atuam em diferentes frentes, foram reunidos em grupos na manhã do dia 12 de setembro, para trocar experiências sobre os temas: tecnologia, negócios e pessoas.

Saiba mais sobre o encontro

Carro-chefe da associação, o encontro é uma excelente oportunidade para que tanto associados como o público interessado possam se reunir e interagir com especialistas externos e empresas convidadas.

O evento de Joinville é o terceiro realizado em 2019. Para este ano, está programada uma última edição, desta vez em São Paulo, entre os dias 28 e 29 de novembro.

Para mais informações de como se tornar associado à ABII, entre em contato com a nossa equipe pelo site, redes sociais ou pelo telefone: (47) 3305-0732

Sobre a ABII
A Associação Brasileira de Internet Industrial – ABII, fundada em agosto de 2016, atua com o objetivo de promover o crescimento acelerado e o fortalecimento da internet industrial no Brasil. Fomenta o debate entre setores privado, público e acadêmico, a colaboração e o intercâmbio tecnológico e de negócios com associações, empresas e instituições internacionais, além da realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e inovação. A ABII é signatária do Acordo de Cooperação com o Industrial Internet Consortium – IIC, consórcio criado em 2014, nos Estados Unidos, com o mesmo fim, pela IBM, GE e Intel. Buscando inserir o Brasil nesta revolução, a ABII já conta com 50 empresas associadas em 6 estados do Brasil. Mais informações: abii.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email